sexta-feira, 21 de agosto de 2015

        Noite da Jovem Guarda

Eduardo Mattos Cardoso                  eduardomattoscardoso@gmail.com

            Em entrevista ao programa Direito & Literatura na TV Senado, o poeta gaúcho e “imortal” Carlos Nejar lembrou que a “civilização está ameaçada pela barbárie em termos culturais”. Em particular estava se referindo à literatura de “autoajuda” e à música “funk” e “sertaneja”, entre outros “modismos musicais” na cena nacional.
            Não vejo problemas nas diferentes formas de expressão, muito pelo contrário. Fico pensando é na “massificação” cultural patrocinada pela “midiocrização” da sociedade (usando expressão do Juremir Machado da Silva). Questão de consumo. A mídia dominante esforça-se para padronizar gostos e fabricar desejos.
            Mesmo com essa proximidade da “barbárie” há focos de resistência! Não sei por quanto tempo. “A Noite da Jovem Guarda” do último dia 16 me deixou esperançoso. É a segunda edição de um evento que atrai um público, diria assim, “diferenciado”, obviamente não sendo melhor que ninguém.
            A comunidade do Santo Anjo da Guarda em Três Cachoeiras insiste em ser vanguarda em alguns assuntos! Ô turma insistente! Ainda bem, porque é graças a essas pessoas incansáveis que podemos desfrutar de momentos muito agradáveis ao relembrar um pouco do “pop” nacional e internacional das décadas de 1960 e 1970.
            O evento contou com a apresentação “repaginada” de duas bandas que fizeram sucesso na região na época: Fórmula 1 Master Revival, tocando “pop rock”, e Embalo 5 tocando músicas da Jovem Guarda. Além dessas, se apresentou ao final da noite a Banda Eclipse tocando para gostos variados.
            Que esse tipo de evento se repita. Os “sessentões” e “cinquentões” agradecem! Alguns “quarentões”, “trintões” ou até “vintões” também! Parabéns aos organizadores do evento realizado em prol do Clube de Mães da comunidade. Esperamos outros momentos do gênero. Muitos ouvidos agradecerão.