sexta-feira, 21 de agosto de 2015

        Verdades papais

Eduardo Mattos Cardoso                  eduardomattoscardoso@gmail.com

            A música do Engenheiros do Havaí, “o Papa é pop,” é atual. Composta ao tempo do Papa João Paulo II, que era “pop”, cai como luva para o Papa Francisco. Este também é “pop”. É “pop” de popular, de povo, de social. Por isso fala verdades do mundo real da maioria das pessoas que passam dificuldades, são dominadas e exploradas. Sou fã do Papa Francisco!
            São verdades conhecidas. Eu falo e escrevo muitas delas. E você, caro leitor, provavelmente as conhece também. O problema é que somos, eu e você, reles mortais. Já o Papa é o “Papa”. E esse parece não ter “papas” na língua. Ou você duvida do que o papa diz?
Em recente visita à Bolívia o Papa Francisco soltou vários verbos como vem fazendo em outras oportunidades. Uma das verdades que falou: “A ambição desenfreada pelo dinheiro... é o esterco do diabo”. É uma metáfora genial. O lucro e o dinheiro não podem mandar nas pessoas. O capital deve servir ao ser humano e não o contrário. É disso que falo quando lembro o baile de R$ 380,00 numa noite. Pode ser uma síntese da avareza: lucrar explorando para viver experiências luxuriosas! É o orgasmo dentro da lógica capitalista!
Outra verdade lembrada pelo Papa: o monopólio da informação, ou melhor, da desinformação. O foco dos canais e meios de comunicação dominantes – em sua maioria esmagadora – não é a informação imparcial. É manipulação das informações de acordo com sua visão de mundo ou de seus patrocinadores, sempre dentro da lógica da dominação e domesticação. Criar consumidores alienados e mantê-los assim. Cidadania não interessa à ordem do capital. Pessoas que pensam muito menos.

A luta por uma sociedade mais justa e humana é permanente. Tem muitas pessoas lutando por isso. Três Cachoeiras esteve representada na Bolívia pela Anelise Becker, uma militante dessas causas nobres. Temos muitas pessoas do bem a nossa volta. Basta enxergarmos.