sexta-feira, 21 de agosto de 2015

        O PMDB atrasa o RS?

Eduardo Mattos Cardoso                  eduardomattoscardoso@gmail.com

            Alguém tem dúvida de que o PMDB atrasa o Rio Grande do Sul? Eu não! Não nos esqueçamos do Brito, do Rigotto, entre outros.
            Parece que não dá para entender tanta diferença entre o PMDB do Rio Grande do Sul e o PMDB de Santa Catarina e do Paraná. Aqui o pessoal do PMDB quer privatizar tudo o que puderem. Por lá parece diferente. Inexplicável? Não!
            É que o PMDB do RS é um dos legítimos representantes da direita, portanto da elite e dos grandes empresários, tanto da indústria, do comércio e da mídia. É descarada a sustentação que o grande grupo de comunicação “Rede Baita Sol” está dando ao governo Sartori.
            Mas onde andam os mais de 60% de eleitores/as que deram um “cheque em branco” para o “Gringo”? Será que boa parte dos gaúchos sofrem de algum distúrbio psíquico e são adeptos do sadomasoquismo? Ou seja, gostam de sofrer? É um Estado realmente de “façanhas”! Tomará que essa não sirva a outro ente federado!
            O que está em jogo não é se o Estado do Rio Grande do Sul está ou não está “quebrado”. O que está é uma visão de sociedade onde o que é público deve ser fortalecido em detrimento da maioria ou deve ser diminuído e entregue ao lucro de poucos.

            O discurso de “Estado quebrado” pode convencer míopes ou bajuladores interessados. Como se justifica falta de dinheiro quando, em relação ao funcionalismo estadual, as categorias que tem os mais altos salários recebem aumentos generosos? Sartori já autorizou aumentar o próprio salário, do vice-governador, de secretários, de juízes, de desembargadores, de deputados estaduais entre outros. Mas para servidores da saúde, segurança e educação (e do poder executivo em geral) não tem. E ainda joga a sociedade contra o funcionalismo. É o PMDB novamente governando o RS. Viva o atraso!