quinta-feira, 20 de março de 2014


Concerto na ponte

Eduardo Mattos Cardoso

Professor Mestre em História - eduardomattoscardoso@gmail.com



Parte da população trescachoeirense está muito feliz. O pessoal das comunidades de Rio do Terra e Lajeadinho, especialmente, estão muito contentes. Dar uma volta pela Raposa saindo pelo Santo Anjo, com estrada de chão, é uma beleza. Assim estão podendo observar o Município por outro ângulo. Além do quê, a gasolina deve estar muito barata.

Mas esse problema da ponte poderia ser resolvido com mais rapidez se nosso prefeito, junto com seus vereadores que só conversam, tivessem vontade e habilidade política. Cada situação diferente que o munícipio enfrenta é mais uma montra da incapacidade de nosso gestor e legisladores de situação. É uma pena. Três Cachoeiras só perde.

Já são dois meses de interrupção da ponte. E o prefeito viajando. Ao que parece, em outro planeta. Mas a viajem mais longa e poeirenta que o pessoal está se submetendo é real. Não vão esquecer. Além do mais, para quê existe prefeitura se não é para ser uma ligação mais próxima da população com o que é público? Num problema desses as pessoas não vão atrás do DAER ou do Governador. Quem tem que fazer isso é o prefeito. Mas, nem isso consegue.

Pelo menos, com esse episódio, a prefeitura vai começar a valorizar mais a cultura. É o que se deduz do ofício que o prefeito enviou ao DAER. É meio enrolado, mas quase no fim deixa bem claro. Diz assim: “Quando o DAER vier fazer o CONCERTO, o município retira o material”. Já que a ponte não está sendo usada mesmo, é uma ótima ideia fazer naquele local uma apresentação musical.

No entanto, confesso que fiquei intrigado. Esse tipo de pedido - de CONCERTO - deveria ser dirigido provavelmente à OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e não ao DAER. Mero equívoco que deve ser corrigido. Não tira o mérito da iniciativa que deve ser levada adiante, e conta com meu apoio. Afinal, somos carentes de cultura. Não dá para ficar só com o mau gosto e “chinelagem” de algumas apresentações de festa do caminhoneiro. Essas “emburrecem” a população.

“CONCERTO NA PONTE”! Tô dentro. Apoio. Parabéns prefeito. Depois não diga que nunca lhe elogio. E vou além: deve ser criada uma Secretaria de Cultura e nomeado(a) para o cargo quem redigiu o ofício.