sábado, 26 de janeiro de 2013


A Invenção de Torres

Eduardo Mattos Cardoso
Professor Mestre em História

          O Município de Três Cachoeiras emancipou-se de Torres em 1988. Graças ao desenvolvimento de Torres enquanto balneário, toda a região se modificou. Neste verão de 2013 se completa 100 anos em que um visitante trouxe sua família pela primeira vez para a então pequena Vila de São Domingos das Torres e começou a mudar sua história profundamente. Sua paisagem distinta e peculiar no estado sem dúvida ajudou na sua “invenção” como destino de veranistas.
Falo de José Antônio Picoral, pela consequência prática que sua ida ou ligação com Torres derivou. Nativo da Colônia São Pedro (colônia de destino de imigrantes alemães em 1826), mas radicado em Porto Alegre, trouxe a família para Torres no verão de 1913. Vieram de carreta viajando quatro dias. Arrendaram uma casa na Rua Júlio de Castilhos para passar a temporada.
No veraneio de 1914-1915, apesar da experiência da viagem do veraneio passado, mas lembrado do sacrifício da longa viagem, Picoral decidiu levar a família a Tramandaí. Mas arrependeu-se pelas deficiências que aí observou e pelo calor intenso que sofreu. Como era homem de ação imediata, resolveu levar adiante um velho sonho, o de transformar Torres num local turístico.
Porém, antes do fim da temporada em Tramandaí, em 28 de fevereiro de 1915, telegrafou ao Intendente da Vila de Torres, Coronel João Pacheco de Freitas, dizendo-se “convencido dá necessidade de desenvolvermos estação balnear nos altos daí. Pois a temperatura aqui é muito mais elevada, além de faltarem outros auxílios naturais”, o qual o Intendente Pacheco respondeu: “Feliz regresso. Estando de pleno acordo convosco acerca do assunto de que trata vosso telegrama de Tramandaí, fico aqui inteiramente às vossas ordens e rogo-vos recomendar à comadre e família. Abraços do amigo certo”.
Foi dessa maneira que anunciou o que seria chamado de o maior empreendimento turístico do Litoral Norte gaúcho da primeira metade do século XX. A Vila de São Domingos das Torres, a partir de 1913, não seria mais a mesma, tampouco o desenvolvimento do Município de Torres em geral que muito deve a esse empreendedor.