sábado, 12 de janeiro de 2013


Município do diminutivo

Eduardo Mattos Cardoso
Professor Mestre em História - professoreduardocardoso.blogspot.com

          O novo prefeito de Três Cachoeiras tomou posse. Sorte para o Sr. Nestor Behenck Sebastião. Opa! Ninguém conhece por Nestor, é "Quartinho". Tomaram posse também vereadores e secretários. Para combinar com o apelido do prefeito estabeleceram a fara dos "inhos": ratinho, tigrinho e pelezinho. É a cidade dos pequeninos. É a cidade do diminutivo. Entre outros.
Diminuto também é o comportamento dessas autoridades empossadas. Pelo desempenho novelístico que tiveram na posse temos que estar preparados para tudo. Já afirmei aqui que nosso legislativo anterior tinha ótimos atores. O que se viu na posse atual foi além de ótimo, foi excelente. A capacidade de dramatização melhorou muito e a encenação de choros foi perfeita. Empossados e platéia.
  Se não fosse uma triste novela real estaria tudo bém, mas é. Mais um capítulo vergonhoso da história política recente de Três Cachoeiras. Quem pôde acompanhar pessoalmente ou pelo rádio a posse de nossos novos gestores públicos constatou momentos constrangedores, desabafos melancólicos e decepcionantes.
  Imagine você cidadão: vai fazer uma solicitação ao prefeito, vereador ou secretário e aí começa o choro, lágrimas escorrem. E respondem: não podemos fazer nada, deixaram tudo quebrado, sem dinheiro e estão nos perseguindo. E seus assessores começam também a chorar, o choro é geral e o cidadão começa a chorar também e acaba pensando: coitadinho do fulano, opa, do fulaninho.
  Pelo que se observa a nova administração está começando com traços de mediocridade e pequenez evidentes. Medíocre é o gestor eleito em um pleito vergonhoso e duvidoso e com visíveis atitudes de analfabetismo funcional. E pequeno é o político que, além de apelido diminutivo, se esconde atrás de lamúrios para comover as pessoas. É dissimulação pura. Continua a novela.
  Esperamos que o "clubinho" tome atitudes de gente grande. Porque a baixaria e o ato teatral já estrapolaram os limites desde a eleição. Ganharam, repartiram o botim da guerra. E agora senhores gestores, homens públicos eleitos: vão continuar murmurando, omitindo, atacando pessoalmente os administradores anteriores, fazendo de Três Cachoeiras um Municipinho, uma cidadezinha? Ou vão crescer e abandonar o diminutivo "inho" e fazer crer a população que são grandes pessoas e sérias? O começo não foi muito estimulador. Mas temos quatro anos pela frente. Tempo suficiente para provarem suas competências e suas grandezas.