terça-feira, 17 de setembro de 2013


Mistérios

Eduardo Mattos Cardoso

Professor Mestre em História



Alguém já ouviu falar em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip)? Estas organizações estão frequentemente ligadas a escândalos nacionais de corrupção, como o desta semana na operação Esopo deflagrada pela Polícia Federal. Em Três Cachoeiras também existe Oscip. Conveniada com a prefeitura municipal. Em tese serve para terceirizar funcionários. Em tese. Sua atuação de fato é misteriosa.

Outros mistérios também pairam sobre nosso município. Esse pessoal que está no governo, tanto no executivo quanto no legislativo gosta de segredos. Desconversam quando questionados sobre o que foi feito com o R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) arrecadado a mais do que o previsto em maio e junho. Silêncio. Ou enrolação. Segundo o prefeito - competente apertador de mãos - o município continua “quebrado”. Aprendeu rápido com o chefe. Não sabe de nada, não pode fazer nada e não manda em nada. Sempre, quando a coisa aperta, cai fora com a desculpa de que tem que consultar os oráculos. Ufa!

Não menos enigmática é a relação mídia-religião-política em nossa cidade. Somos sabedores que toda concessão de radio é pública. Então deve ser de interesse público. Não particular. E vivemos num estado laico. Isso significa que esses princípios não são muito observados por aqui. Se essa mistura provocasse o surgimento de bons agentes públicos, menos mal. Entretanto, o que se vê é a “fabricação” de políticos semianalfabetos e analfabetos funcionais prestando um grande desserviço à sociedade trescachoeirense. Nesse caso, o mistério é o que vem pela frente.

E a nossa Câmara de Vereadores. Continua uma “caixinha de surpresas”. Para engolir os mandos e desmandos da mesa diretora, só com bola de cristal. O andar se dá conforme a vontade dos ventos, ora sul, ora nordeste ou minuano. É fácil empulhar a turma sem debatedor a altura, pois o nível quase geral dos edis é muito baixo. Além disso, continua o mistério das prioridades. Explico: se gasta mais tempo nas sessões ordinárias com projetos de nomes de ruas do que qualquer outro. Na última, o tempo de votação de projeto de nome de rua foi infinitamente superior ao da aprovação do Plano Plurianual (PPA) que hoje menciona um orçamento de R$ 76.000.000,00 (setenta e seis milhões de reais) para os próximos quatro anos.

Junto com todos esses mistérios, um não poderia faltar. E anda intrigando muita gente: o Ministério Público esqueceu Três Cachoeiras. Uns falam em forças superiores ou até abdução. Outros que é coisa de sociedades secretas.

Artigo publicado no jornal O Fato em Foco do dia 13 de setembro de 2013.