segunda-feira, 9 de março de 2015


Dias interessantes

Eduardo Mattos Cardoso
eduardomattoscardoso@gmail.com

Se é que ano novo começa depois do carnaval, 2015 iniciou bem em Três Cachoeiras. Bem agitado. A “greve dos caminhoneiros” mudou a rotina da cidade. O movimento deu evidência nacional para o município no assunto em pauta.

Quase todo problema no Brasil tem que ser enfrentado com um inimigo. Alguém ou algo tem que ser o culpado. No caso dos caminhoneiros o inimigo é o governo federal, personificado na figura da presidenta da república.

No que se refere ao preço dos combustíveis, em especial o óleo diesel, a causa é justa. Os preços estão absurdos. E isso, embora seja livre o mercado de combustíveis, é responsabilidade do governo federal. Ponto. No entanto, por que o preço dos fretes não acompanha a escalada de preços dos custos? Nesses preços, o governo federal não tem ingerência. Nesse setor é livre a iniciativa privada e vale as regras de mercado, afinal vivemos numa economia de mercado.

Só que nisso pouco ou quase nada se fala: nos empresários do setor. Esses parecem que estão blindados. Por que será? Será que não tem manipulação?

Outra coisa interessante que observei no movimento de Três Cachoeiras foram as figuras que participaram dos atos. Entre tantas outras, figuravam atores emblemáticos da direita local.

São figuras interessantes. Quando acontece um movimento reivindicatório de outras categorias logo vêm os adjetivos: “vagabundos”, “baderneiros” e por aí em diante. É assim que algumas pessoas da direita local tratam professores quando fazem suas manifestações por exemplo. Agora estão do outro lado. Um dia depois do outro. Como é que podemos chamar essas pessoas agora?

Não menos interessante foi os dizeres de uma faixa exibida no local dos protestos, dizendo que “os professores de Três Cachoeiras apoiavam o movimento”. Será que era a opinião de todos? Usar o chapéu de alguns dizendo que é de todos não fica bem. Vamos ver se num possível e próximo movimento de professores aparece uma faixa dizendo “os caminhoneiros de Três Cachoeiras apoiam esse ato” irrestritamente.

Crônica publicada no jornal Fato em Foco do dia 06 de março de 2015.