quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Ruas e promessas

Eduardo Mattos Cardoso
Professor Mestre em História

Segunda-feira, 18 de fevereiro 2013, meu pai recebeu a visita do Vereador presidente da Câmara de Vereadores de Três Cachoeiras. Não é muito comum sua visita. A última tinha sido na campanha eleitoral de 2012. Não fui convidado para o momento. Depois perguntei a meu pai sobre o assunto da conversa. Meu pai desconversou meio constrangido: sobre placas e nomes de ruas. Fiquei intrigado, pois percebi que ele não conseguia explicar bem o assunto.
            Ouvindo a seção da Câmara Municipal foi apresentado rapidamente um projeto de lei (PL) que prevê a alteração dos nomes das ruas de nosso Bairro: um projeto esdrúxulo que troca parte da Rua Olívio Nunes Cardoso para Maria Cardoso da Conceição e vice-versa. Entendi a visita do vereador a meu pai.
            Fiquei pensando: como assim trocar nome de rua. Os nomes para as ditas ruas foi um pedido de meu pai à Câmara de Vereadores para virar lei e levar os nomes dos seus pais, no caso meus avós paternos. Eu pessoalmente acompanhei meu pai no pedido e este foi taxativo para um Vereador à época: a rua de baixo deve se chamar Olívio Nunes Cardoso e a de cima Maria Cardoso da Conceição, nessa ordem.
            Meu pai com 72 anos de idade, lúcido mais de boa fé, não entendeu a artimanha do Vereador. Explico: na época de campanha eleitoral o atual Vereador presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Três Cachoeiras prometeu aos moradores o calçamento da Rua Olívio Nunes Cardoso através de uma emenda parlamentar encaminhada à Prefeitura no ano de 2012 através de uma série de ofícios. Ainda na época da eleição envolveu a então Secretária de Administração do município em um episódio lastimável. Agora quer trocar os nomes das ruas para “ajeitar” melhor as coisas.
            Ora caro Vereador, o senhor está se metendo numa questão familiar e histórica que não lhe diz respeito. E, além disso, e que não é menos grave, quer trocar nome de rua para “ajeitar” promessa de campanha porque diz ter sido induzido ao engano! Logo o senhor! Nunca vi disso. E não venha com conversa mole que se não mudar perde verba, o que não procede, ou que vai favorecer mais famílias o que não é verdade também. Qualquer uma das ruas favorece direta ou indiretamente em torno de vinte (20) famílias. É só contar. Não seja rasteiro.
            Em conversa que tive com o Vereador lhe fiz o pedido cordialmente que não leve tal projeto espúrio de troca de nome de ruas adiante. E caso não o faça, não vou admitir tal mudança. Mal-estar o senhor Vereador já gerou, espero que assuma seus erros e cumpra com sua palavra e assinatura para pelo menos amenizar o constrangimento que está causando. E para calçar outras ruas o senhor tem capacidade para ir atrás de verba.