segunda-feira, 2 de dezembro de 2013



Mostras e presentes de fim de ano

Eduardo Mattos Cardoso

Professor Mestre em História - eduardomattoscardoso@gmail.com


A “cidade que pode mais” não poderia ficar de fora da farra de fim de ano. Algumas coisas positivas, outras nem tanto. Mas vamos lá.

Como já disse, em fim de ano “quase tudo” acontece. Vem aí um presente natalino especial para nós, trescachoeirenses: atualização tributária. Nome bonito. Mas como prevê aumento de arrecadação então é AUMENTO DE IMPOSTOS. Simples assim. Não tem nada de justiça tributária. E na “calada da noite”. 

Prepare o bolso ano que vem. E tome cuidado com a caça às bruxas.

Quando falta competência para gerir o dinheiro público, sobra incompetência para aumentar impostos.

O caso do automóvel Santana é estarrecedor.

Essa tal “atualização tributária” vai pegar a especulação imobiliária também, ou vai continuar com o faz de conta do ITBI? Como não se quer debate e alguns vereadores semianalfabetos e vendidos votam, é jogo jogado.

Resta saber se o AUMENTO DE IMPOSTOS vai resultar imediatamente em melhorias para o munícipio. A esperança é a última que morre.

E como não poderia ser diferente, mais uma mostra de “malandragem política” por parte de nossos gestores atuais.

A semana que passou teve inauguração de posto de saúde ESF no Bairro Santa Rita. Por que nossos atuais administradores tem tanto medo do passado recente, de reconhecer fatos, atitudes e realizações estruturais em nosso munícipio? Mais uma tentativa de apagar uma parte do passado. Só uma parte.

Os donos do poder acham que conseguem. Claro, contam com a ajuda de lunáticos, fanáticos, fofoqueiros, maldosos e chatos de plantão. E os discursos da inauguração! Não vale a pena comentar. É mais uma mostra do nível rasteiro dos que se dão o título de “donos da prefeitura”. Lastimável.

Mas nem toda mostra foi ruim. Ufa! Ainda bem.

Tivemos a “II Mostra de trabalhos. Diversidade: construindo e integrando saberes”, dias 21 e 22 de novembro, no Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi.

Estava lindo de ver.

Nesse caso, os discursos valeram apena. É a mostra que a educação pode ser diferente. Que nossos alunos têm muito mais capacidade do que imaginamos.

A educação, e por consequência a escola, tem que mudar. É difícil romper com o tradicional. Falta mudança de mentalidade, mas estamos no caminho.

Todo processo tem seus autos e baixos. Às vezes é preciso retroceder um passo para avançar dois.


Artigo publicado no jornal Fato em Foco no dia 29 de novembro de 2013.