segunda-feira, 26 de maio de 2014


Ideias e piadas

Eduardo Mattos Cardoso

eduardomattoscardoso@gmail.com



Está chegando a Copa. E a pergunta continua: Copa para quem? Sim, porque a grande maioria (esmagadora) da população brasileira vai ter que se contentar com o evento pela TV. Mas tem uma turma prometendo agitar com protestos para todos os lados. Salve-se quem puder.

Enquanto isso, as discussões, debates e pensamentos continuam. A capital esteve movimentada de ideias. Tivemos o retorno do Fronteiras do Pensamento. O tema da temporada é “Ideias para Reinventar o Mundo”. A primeira conferência do ano foi com o escritor britânico/indiano Salman Rushdie, autor de “Os versos Satânicos” que provocou a ira dos muçulmanos. Em 1989 o Aiatolá Ruhollah Khomeini ordenou a execução de Rushdie por ofensa a Maomé.

Outro evento interessante aconteceu em Porto Alegre: o Fórum Unimed, que reuniu jornalistas e convidados para tratar de “Futebol e Sociedade”. Entre estes, Roberto da Matta autor de “Carnavais, Malandros e Heróis” (livro já apresentado por este cronista), obra essencial para entender a nossa sociedade através do “sabe com quem está falando” e do inigualável “jeitinho brasileiro”.

Neste mesmo evento se apresentou o filósofo e sociólogo francês Giles Lipovetsky, autor de livros instigantes como “O Império do Efêmero”, “A Era do Vazio”, entre outros, onde aborda temas como o hiperindividualismo, a medicalização da sociedade, a moda e a globalização.

Sobre consumo e crise mundial, Lipovetsky é enfático; “não há uma recusa do consumo, mas comportamentos mais razoáveis para continuar consumindo,... pois se o carro perde importância, os tablets e os smartphones interessam cada vez mais”. Para as nações “emergentes” afirma que o consumo de distinção ainda existe em países como Brasil e China onde os novos ricos querem mostrar o que têm. “A ostentação é a característica dos novos ricos”, afirma o pensador.

Mas não vivemos só de ideias sérias. De vez em quando temos que descontrair. Nisso não precisamos ir longe. Na cidade que pode mais tem sempre uma piada nova. A última: prefeito atual já fala em reeleição! Rá! Mais uma pegadinha!? Deve ter se emocionado com o desabafo da vice ou conheceu o cachimbo da paz.

Crônica publicada no jornal Fato em Foco no dia 23 de maio de 2014