domingo, 4 de janeiro de 2015


Formatura

Eduardo Mattos Cardoso
eduardomattoscardoso@gmail.com


Nesta sexta-feira ocorre a formatura do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi de Três Cachoeiras. Aparentemente é mais uma formatura de fim de ano como tantas outras que acontecem e aconteceram. Mas esta tem uma diferença: são as primeiras turmas a concluírem os três anos do Ensino Médio Politécnico, novo curso de Ensino Médio que começou a partir do ano de 2012 nas escolas estaduais do RS.

Nesses três anos de experiência muitas coisas aprendemos. Embora romper com o tradicional e o “sempre foi assim” não seja tarefa muito fácil, uma semente foi plantada. É claro que não é um projeto acabado, tampouco seja perfeito. É uma proposta diferente que pode e deve ser lapidada para transformarmos a educação cada vez mais em direito, inclusão e igualdade.

É uma tentativa de mudarmos a realidade a partir de uma visão diferente de mundo e consequentemente de educação. Para a educação tenta resgatar a concepção de que crianças e adolescentes não são apenas números, são seres humanos em formação escolar e por isso devem ser tratados como tal e não como coisas.

Como professor e humanista faço parte dessa caminhada. E me sinto muito a vontade para defender ou criticar este ou aquele método/modelo educacional. De fato temos que aprimorar algumas coisas, mas temos que mudar.

Se queremos um estado/nação mais justo temos que nos desafiar. E o desafio começa em se dar conta que tem alguma coisa errada em nosso país. Não é possível um país com tamanha riqueza como o Brasil ter tanta desigualdade e negação de direitos essenciais à dignidade de seu povo.

Espero que esta visão seja de estado e não de governo. Alguns professores, pais ou alunos parecem desejar que, com a posse do novo governador, o modelo educacional volte como era antes. Por um mundo de mais igualdade e dignidade e de menos injustiça e discriminação, que a mudança continue.

Crônica publicada no jornal Fato em Foco do dia 19 de dezembro de 2014