sexta-feira, 22 de março de 2013


Papas, vereadores e fumaça

Eduardo Mattos Cardoso
Professor Mestre em História

O mundo católico ficou apreensivo esta semana. Em reuniões secretas cardeais escolheram o novo Papa. A cidade do Vaticano estava lotada de fiéis (ou turistas, como queiram). Os espectadores aguardavam a fumaça. E a cor da fumaça. A fumaça era o mais importante. As pessoas vibravam. Por isso tenho minhas dúvidas nesta e em outras escolhas. A fumaça pode ter ofuscando a grandiosidade do momento. É uma pena.
Nisso, os vereadores de oposição em Três Cachoeiras estão virando especialistas. Em fumaça. Uma fumaça preta tomou conta da prefeitura. Ninguém enxerga mais nada. Outros dizem que é um tipo diferente de fumaça. É uma espécie mal cheirosa. Alguns especialistas denominaram este tipo de fumaça como “phodrydorus pholytykays” (do latim provavelmente!).
Os vereadores não sabem mais o que fazer. A dita fumaça tomou conta de tudo. Todo tipo de documentação que solicitam através de requerimento à Prefeitura se some nesta fumaça fedorenta. Não recebem resposta ou só enrolação. E os vereadores da situação estão ajudando na tarefa. Dizem as más línguas que foram estes que trouxeram para Três Cachoeiras tal fumaça. Além disso, inventaram nesta nova gestão (em conjunto com a presidência da casa) o cargo de comentarista para assuntos aleatórios em meio a fumaça. Comenta tudo e não esclarece nada.
Não é de hoje que sabemos que onde há fumaça há fogo. Também sabemos que cabe aos vereadores, entre outras atribuições, fiscalizar o prefeito e seu trabalho enquanto gestor público do executivo municipal. Sabemos ainda, popularmente, que quem não deve não teme. Então, a pergunta que não quer calar? Porque a Prefeitura Municipal, sob a responsabilidade do Prefeito, não atende as solicitações de documentos feitas pelos vereadores de oposição.
Além das prerrogativas dos vereadores é direito de qualquer cidadão ter acesso a informações sobre qualquer instância da administração pública. É a Lei de Acesso a Informação. Ou os atuais gestores municipais de Três Cachoeiras não conhecem a lei ou não gostam de leis que dão transparência aos seus atos. Parece que gostam de ambientes nebulosos. Ou ainda, gostam de segredo como no Vaticano.