sábado, 25 de abril de 2015


Próximos candidatos
Eduardo Mattos Cardoso
eduardomattoscardoso@gmail.com

Estava caminhando pelo centro outro dia quando encontrei um de meus leitores. Parei para “bater um papo”. Prefiro esse tipo de conversa a rede social. Sou “antigo” ainda! Adivinhe o assunto?... Lascou uma pergunta de cara: - quem tu achas que serão os candidatos na próxima eleição? Respondi que é muito cedo para nomes e que ocorre uma distorção: escolhe-se primeiro os nomes, o projeto vem depois.

Foi por aí que o “papo” começou e se alongou. De fato o tempo cronológico está afastado ainda de 2016, mas as articulações parecem não estar tão distantes assim. É claro que em município pequeno como o nosso as coisas são mais devagar. Mas estão acontecendo.

Os candidatos da situação mais cotados são o Prefeito desafinado e o Vereador roedor. Pelo menos é o que parece, salvo alguma surpresa. No entanto, um ou outro não faz muita diferença no tabuleiro. Parece óbvio para o leitor esclarecido que nosso guia municipal não tem ideia própria, não manda. Ele mesmo confessou que não lê projetos, portanto reconhece que é analfabeto funcional. Palavras suas. Assim, alguém faz isso por ele. Alguns indícios nos levam a crer que a “eminência parda” é quem rói o quarto pequeno pelas “beiras”.

O que pode haver é uma disputa de egos. Se nosso guia não for candidato à reeleição atestará que seu governo foi um fracasso. Nesse caso pode ser realista. O contrário também pode acontecer. Mas nunca houve reeleição em Três Cachoeiras. Vale o risco a reconhecer que seu mandato foi um desastre?

Quanto à oposição muitas são as conversas e também o jogo de egos. Não poderia faltar. Basta saber se o “bloco” partidário PMDB, PDT e PT permanecerá o mesmo e até contar com o reforço do PTB. Ou ainda a opção de uma terceira via de bico grande.

Crônica publicada no jornal Fato em Foco do dia 24 de abril de 2015.