quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A reinvenção da Radionovela em Três Cachoeiras


A reinvenção da Radionovela em Três Cachoeiras

Eduardo Mattos Cardoso

Três Cachoeiras esta de parabéns. Esta reinventando a Radionovela. Embora o Rádio tenha chegado com alguns anos de atraso na cidade, para os amantes e saudosistas das antigas Radionovelas da Rádio Nacional até ás décadas de 1950 e 1960, Três Cachoeiras esta na vanguarda. A tese do falecido Historiador Eric Hobsbawm é fato: todo povo precisa inventar alguma coisa para se afirmar. Mas é uma produção independente. Não é produção nem invenção da Rádio local, que se diga com aplausos está prestando um baita serviço público, como deve ser de fato, pois é um serviço público concedido. É produção independente da Câmara de Vereadores de Três Cachoeiras. O primeiro capitulo da nova temporada se deu segunda feira, dia 8 de outubro de 2012 com inicio pontual as 17:00 horas, com direito a gritos e foguetório. Pontualidade e invenção a moda inglesa. Primeiro capitulo pós-período eleitoral de 2012. O elenco é antigo, contratado em 2008.
            Como boa produção a dramaturgia estava impecável. São radio atores muito bons. Se fossem atores ganhariam dos globais. Alguns são tão bons que já tiveram contrato renovado por aclamação popular. Eu desconhecia essa vocação três-cachoeirense. Temos que chamar a Globo para fazer novela aqui também, pois quem teve o privilégio de estar presente na câmara de vereadores nesse dia pode comprovar ao vivo o desempenho de nossos vereadores/atores. São muito bons. Como é obra da pura criação artística sem qualquer vinculo com a realidade inventam e reinventam termos e palavras dando-lhes novos significados. Por exemplo, a palavra HONESTIDADE para alguns dos senhores vereadores/atores (sem distinção de gênero) deve ter significado novo: é sinônimo de compra de voto, mentira, violência, intimidação, calúnia, difamação, incompetência, pressão de patrões para seus empregados votarem em tal candidato, e como toda boa dramaturgia, falsidade. Nesse quesito se destacam. Esse programa, longe de censura deve ter classificação de proibido para menores de 18 anos, pois nossos adolescentes não vão entender mais nada: na escola aprendem o verdadeiro sentido de honestidade, hombridade, ética, moral, bons costumes, respeito, justiça, etc. Daí veem seus pais recebendo dinheiro na véspera do dia eleitoral e na Radionovela ouvem tal candidato dizer que o pleito foi honesto, que fulano fez campanha honesta. Para muita tristeza, como educação vem de casa e seus pais não lhe educam, pois vendem seus votos, serão futuramente desonestos. Aurélio e Houaiss devem estar se perguntando? Pra que escrevemos dicionários. Dicionário não serve pra mais nada!
            Fica um sentimento de dúvida sobre nossos legisladores. Respeito e cordialidade sempre, mas não condescendência com atos espúrios e dramaturgia. Constrangedor ouvir e ver os senhores vereadores não citarem sequer uma palavra de repúdio ao que aconteceu no período eleitoral. Como empresário, observador e cientista social sugiro à Rádio local um programa de debate como espaço de esclarecimento e reflexão da política e do cotidiano do Município.
E não esqueça, a nova temporada da Radionovela começa em 1º de janeiro de 2013, com elenco renovado, mas sempre com velhos atores com participação especial ou como celebridades. Melhor que novela das nove. Parafraseando Beto Colombo, Filósofo Clínico e Empresário, é assim que nosso legislativo me parece hoje, ou seja, longe da realidade. Ou ainda, segundo Alain Corbain, uma dramaturgia da estação, a da primavera em Três Cachoeiras.