sábado, 5 de outubro de 2013


Homenagem

Eduardo Mattos Cardoso

Professor Mestre em História


No dia 28 de setembro de 1963, sábado chuvoso na cidade de Torres, ocorreu o casamento. O fotógrafo nem apareceu de tanta chuva. Mas os familiares foram. Cerimônia pela manhã na velha Igreja São Domingos, depois almoço e festa o resto da tarde na Vila São João. Com o que se tinha e podia. A vida era dura naquele tempo. Vovô e Vovó fizeram o melhor que podiam. Afinal, estava casando a primeira filha.

Tudo começou lá por 1962, nos bailes onde tocavam Os Irmãos Cardoso. Bem perto da casa de meus avós maternos, na Vila São João, tinha o salão do “João Bento”. Imaginem como se começava um namoro há cinquenta anos! Bem diferente de hoje certamente. Minha mãe era e continua muito bonita. Meu pai sempre foi meio conversador. Por aí começou a História de Jacir e Dirma.

Com o casamento foram morar em Santo Anjo da Guarda, terra de meu pai. Os primeiros anos não foram fáceis para minha mãe, pois teve de morar com os sogros. Tempos difíceis. No ano seguinte à união veio a primeira filha. Em 1966 veio a segunda. O terceiro em 1968. Quando parecia que estava encerado veio o quarto em 1974 e o quinto e último em 1978.

Levou uns quatro ou cinco anos para a primeira casa. Muito simples, mas era própria. O trabalho na roça e a criação de gado eram as atividades que se seguiram, pouco rentáveis, mas dava para viver e criar os filhos. A roça para subsistência ou troca e algumas vacas para tirar leite e em certa época vender para a “CORLAC” a preços baixíssimos. Com o que se tinha a vida foi se ajeitando, contanto com a ajuda das filhas e dos filhos mais velhos que desde cedo começaram a trabalhar fora para ajudar em casa.

Essa breve memória e o uso desde espaço foi a forma que encontrei de externar singelamente a minha homenagem e de toda a família a meus pais Jacir e Dirma que completam neste sábado, 28 de setembro de 2013, cinquenta anos de casamento. Sei que a turma anda meio apartada, mas a verdade é que não somos perfeitos. Parabéns por essa caminhada tão bonita e pela continuidade da vida que é boa acima de tudo.


Artigo publicado no jornal O Fato em Foco no dia 27 de setembro de 2013.