quinta-feira, 25 de setembro de 2014


A lógica e a mágica


Eduardo Mattos Cardoso
eduardomattoscardoso@gmail.com


Apenas a lógica cartesiana parece não explicar as coisas que acontecem no nosso planeta. Essa é a lógica fundamentalmente da matemática. Dois mais dois é igual a quatro, certo? Depende. As possibilidades são infinitas, de acordo com quem faz o cálculo. Se houver uma pitada de magia, bom, daí pode acontecer até o milagre da multiplicação. Para alguns isso ocorre facilmente.

O desafio à lógica é constante. Na cena internacional é muito comum isso acontecer. O interminável conflito entre Israel e Palestina é emblemático. Israel massacra palestinos na Faixa de Gaza. Entre estes muitas crianças. Em nome da segurança israelense. Alguns defendem porque é lógica a reação. Quem se posiciona contra Israel é taxado por alguns de antissemita, é lógico.

Para os argentinos a lógica anda longe. Direito internacional é uma coisa. Ajoelhar-se para exploradores é outra. Só faltava a Argentina, que é um país soberano, acatar a decisão de um juiz estadunidense. E ainda, dar bola para previsão de economista que fala em “nervosismo do mercado”.

No Brasil não é diferente. Joaquim Barbosa julgou só um lado da moeda, em nome da imparcialidade, da lógica é claro, e ainda ganhou o título de “herói” nacional. Essa mesma lógica serve para tentar sustentar a ficção. Para o governo atual doze anos de poder transformaram o país numa maravilha. Por que então querem mais quatro se está tudo tão bom?

Mas isso tudo parece de um mundo distante. Na cidade que pode mais isso não acontece. Por aqui a lógica é lei. A mentalidade da lógica sobre rodas, por exemplo, acredita que o meio de transporte rodoviário é o melhor do mundo. Ferrovias e hidrovias são bobagens. Mas quando a lógica não consegue resolver tudo, entra a mágica. A magia faz a prefeitura pagar R$ 2,63 o litro de óleo diesel, quando qualquer reles mortal como eu ou você pagamos apenas R$ 2,34 no mesmo lugar. É a mágica da lógica. Tudo normal, legal e leve! Ou leviano! É uma sopa de números. Eu acrescentaria o $ 171.

Crônica publicada no jornal Fato em Foco do dia 8 de agosto de 2014