quinta-feira, 25 de setembro de 2014


Obra da chuva

Eduardo Mattos Cardoso
eduardomattoscardoso@gmail.com


Agora sobrou para São Pedro. Qualquer “matação” em obra pública municipal é culpa do santo. Até 2012 o santo estava livre. O que aconteceu de errado até esse ano foi culpa única e exclusivamente do ex-prefeito. Hoje o prefeito não tem culpa de nada. A culpa é toda da chuva.

Está sendo feito uma obra de “calçamento” no bairro Santo Anjo. A população beneficiária da obra nunca foi consultada como gostaria que fosse executada. Nunca! A desculpa esfarrapada é sempre a mesma: é pela “CAIXA”, não podemos mexer no projeto. Mas que projeto! Tem projeto? Tem, mas ninguém sabe onde está. Conversa fiada. Projeto mal feito que não fecha com o que está sendo executado.

Qualquer leigo percebe que a execução desta e de outras obras é vergonhosa. Qual nosso dever como cidadão? Fiscalizar e tentar que alguma autoridade faça a sua parte. Aí começa o primeiro problema: encontrar alguém. Primeiro uma conversa pessoal com o prefeito e o secretário de obras. Só enrolação. Tentei contato com o vereador donatário da obra. Não atendeu as chamadas e não retornou. Próxima tentativa: contato com a vereadora líder do governo: retornou minha chamada e se comprometeu a conversar com secretário de obras e dar satisfação sobre o assunto, coisa que estou esperando faz tempo.

Enquanto isso a chuva vem e vai fazendo sua obra. Vai mostrando o que foi mal feito. Aí vem o segundo problema. Uma hora aparece alguém, ou a empreiteira – já que a obra está parada não se sabe o por quê – e diz assim: - Esse defeito vai ser reparado. É o mínimo. Mas vai ser só por cima, na aparência, pois estruturalmente a obra vai estar condenada e na próxima chuva vai acontecer de novo. Mas depois de entregue, que se dane a população. Terceiro problema: parece que nenhum ator público tem coragem de resolver. Quando falta coragem sobra o quê? Estamos à espera de alguém responsável com o projeto na mão. Com o projeto! Mas para resolver. De enrolador já chega. E de fotinho também.

Crônica publicada no jornal Fato em Foco do dia 19 de setembro de 2014