sexta-feira, 21 de agosto de 2015

        Noite de “cabrito”

Eduardo Mattos Cardoso                  eduardomattoscardoso@gmail.com

            A originalidade de Três Cachoeiras parece não ter limites. É muita criatividade. Sexta-feira foi reinventada e turbinada. Principalmente ao fim da tarde, entrando na noite se necessário. A noite vira quase uma festa. Aí até os “cabritos são pardos”. Dizem as boas línguas que existem “cabritos que podem mais” do que um cabrito qualquer.
Tem o “cabrito carregadeira”, conhecido popularmente como “cabrito patrola”. Esse parece um “bom bril”, faz quase tudo: carrega, espalha, faz buraco, limpa...
            Outro tipo é o “cabrito caçamba”. Geralmente age em parceria com o “cabrito carregadeira”. É uma dupla quase inseparável. Quando o “cabrito caçamba” é ajudado por seu parceiro, acontece um fenômeno curioso na frente de muitas casas ou terrenos: aparecem “montes” nesses lugares. Têm locais que banhados somem por causa desses montes que são feitos e espalhados pelos amigos. Mas não para por aí. O “cabrito caçamba” é capaz de transportar objetos variados, de entulho à mudança.
            Não menos conhecido é o “cabrito retroescavadeira”. É uma espécie multitarefa também. Abre buraco, valo, limpa aqui e ali, espalha... É muito requisitado no município, tanto no centro como no interior.
            É uma equipe que, ao que parece, faz hora extra sem custos ao cofre público da Viúva Municipal. Mas uma coisa não fecha: quem contrata os “cabriteiros” diz que o serviço é pago! Pago por quem? A Viúva Municipal não paga diretamente, mas seus pertences são usados com ou sem autorização? Ou com o consentimento de alguém?

            Mas isso deve ser mais uma dessas estórias da carochinha! “Todo mundo sabe que existe, mas ninguém vê nada, ninguém sabe de nada”. Nem mesmo a oposição – que deveria por obrigação fiscalizar – sabe alguma coisa. Afinal, daqui pouco mais de um ano e meio trocam os chefes e provavelmente estes mesmos podem precisar desses “caprinos”. Deve virar lenda! Ou já é?