sexta-feira, 21 de agosto de 2015

        Eu fui!

Eduardo Mattos Cardoso                  eduardomattoscardoso@gmail.com

            Na última terça-feira, 18 de agosto, eu fui à manifestação histórica do funcionalismo estadual. Estava lindo de ver. Emocionante! Arrepiante! Estimulante! Foi um longo e cansativo dia, mas saí/saimos de alma “lavada”.
            Foi histórico pela quantidade de servidores e de categorias que reuniu. Mais de quarenta entidades representativas dos servidores públicos estaduais apenas do poder executivo. O recado ao senhor governador foi dado. E bem dado.
            O fato novo é a greve unificada das categorias que foi costurada com antecedência para ser um movimento que realmente dê repercussão. Mas é claro, na RBS você vai ver muito pouco. Sugiro, entre outros meios, sul21.com.br para se informar com mais qualidade.
            Por um lado, o ato e a greve de três dias já fizeram Sartori sair um pouco da paralisia. A secretaria da Fazenda começou a se mexer esta semana indo atrás de inadimplentes e sonegadores. Isso nós já sabíamos. Só o gringo que não!
            De outra parte entra em cena o judiciário. Está “avaliando” se divide os juros dos depósitos judiciais com o poder executivo. A pressão está pegando?! Para não mexer em seus privilégios o judiciário dá uma de “solidário”. Mas é só para “inglês ver”.
            No entanto, o que Sartori mais quer é aumento de imposto via ICMS. Na campanha eleitoral prometeu que não faria isso. Qual o adjetivo para esse tipo de atitude? Merece, no mínimo, mais um apelido: Pinóquio!

            Acompanhe os projetos que estão em pauta na Assembleia Legislativa. No que se refere ao aumento de impostos faça bem as contas. Por exemplo: uma das propostas de Sartori é elevar a alíquota de ICMS da energia elétrica, telefonia, combustíveis, entre outros, de 25% para 30%. Nesse caso o aumento não vai ser de apenas de 5%, mas sim de 20%! Insisto: dinheiro nunca faltou. Com esse aumento então...!