sexta-feira, 21 de agosto de 2015

        Sartori é uma piada de mau gosto

Eduardo Mattos Cardoso                  eduardomattoscardoso@gmail.com

            Desde a eleição de 2014 o atual Governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori tem se mostrado um ótimo piadista. De mau gosto. Lembra do “piso do Tumelero”, quando fazia referência ao piso do magistério?
            Pois é, falta de aviso não faltou. Já na eleição Sartori (PMDB) debochava dos professores e, por incrível que pareça, muitos “mestres” votaram nele. O que tem de “cérebro de ervilha” no magistério não é mais surpresa.
            Agora, com o atraso de salários muitos se revoltaram. Ou seja, precisava alguém mexer no bolso da turma para acontecer alguma coisa. Já escrevi aqui outras vezes e volto a afirmar que o RS não está “quebrado” como quer fazer parecer Sartori.
            O atraso de salários foi cirúrgico. Servidores públicos estaduais da justiça, ministério público, procuradoria geral do estado, defensoria pública e do legislativo receberam integralmente seus pagamentos. Sartori escolheu os que mais ganham para pagar em dia. E não me venham com essa história de independência de poderes. A fonte é a mesma. E os privilegiados também.
            O que deve ficar claro são as intenções de Sartori e do PMDB. Sartori é um piadista de mau gosto a serviço dos empresários do RS. É uma marionete. E está fazendo um bom trabalho plantando o caos e colocando a população contra uma parte do funcionalismo. É um projeto bem claro que conta com o apoio, e não poderia faltar, do Grupo RBS que faz o papel de imprensa oficial do governo do estado. Todos os dias repete o mesmo mantra, o que é facilitado pelo auto índice de “cérebros de ervilha” espalhados pelos pampas.

            Resta saber no que vai dar. Propositalmente Sartori está provocando o caos. Sartori quer greve. Quanto pior melhor para fazer do estado o mínimo possível. O PMDB é o “vendilhão” do RS. Não sei o que é pior: aguentar “cérebro de ervilha” ou as piadas imbecis do “gringo”.