sexta-feira, 21 de agosto de 2015

        Eu não vou!

Eduardo Mattos Cardoso                  eduardomattoscardoso@gmail.com

            No próximo domingo, dia 16 de agosto, eu não vou às ruas. Entre outros, compartilho dez motivos que não me motivam a participar desses atos:
            1º: não tenho “ervilha” no cérebro;
            2º: não sou golpista;
            3º: por honestidade intelectual, não apoio movimentos de direita, reacionários e golpistas como esse está prometendo ser;
            4º: não compartilho movimento em que muitas pessoas participantes defendem que sonegação não é corrupção;
            5º: não participo de movimentos apoiados por grupos de comunicação que alienam a sociedade;
            6º: não compartilho ódio;
            7º: não participo de movimento que combate a corrupção só de alguns; de outros tudo bem;
            8º: não ando de mãos dadas com os donos do poder ou com “classe sei lá o que” manipulada por esses;
            9º: não vejo problema em registrar CPF nas notas e cupons fiscais; por isso não posso – por questão ética – participar de movimento junto com muitas pessoas que tem pavor desse procedimento por que provavelmente não declaram “tudo” em seus impostos de renda;
            10º: tenho coisa melhor e mais útil para fazer.
            Uma delas pode ser uma leitura. Que tal Noam Chomsky? Qualquer texto ou entrevista dele. Digita no seu buscador e poderá ler coisas assim: “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem mesmo sabe que não sabe”.

            Pode procurar ainda por Bertold Brecht? De cara encontrarás uma de suas passagens mais conhecidas: “O pior dos analfabetos é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos... O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil, que de sua ignorância política, nascem a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e corruptor...”.