sexta-feira, 21 de agosto de 2015

        O óculo novo da professora

Eduardo Mattos Cardoso                  eduardomattoscardoso@gmail.com

            A professora estadual conseguiu trocar o óculo. Para fugir da agiotagem oficial, parcelou no “banricompras”, pois acredita que não tem juro. É o jeito. Tem que cuidar para não cair no limite e “rezar” para não precisar de empréstimo. Daí a coisa fica feia. Para o “banco dos gaúchos” quanto menos os professores ganharem melhor. Empresta mais e ganha mais. O magistério estadual é uma fonte inesgotável de lucro.
            Com o óculo novo foi olhar os contracheques. Fez as contas, já que aprendeu bem matemática, especialmente a matéria de porcentagem, e constatou que de 2011 à 2014 as reposições e reajustes somaram 76%. Logo, deu uma média de 19% nos últimos quatro anos.
            Para comparar pegou os contracheques de 2007 à 2010, período em que o PMDB apoiava o governo do PSDB. Agora que está enxergando bem quase tomou um susto. Não deveria. Isto se deve, provavelmente, ao desgaste das longas jornadas de aulas. A memória às vezes falha. Mas foi às contas para confirmar. Naqueles quatro anos a soma das reposições não chegou a 7%. Menos de 2% ao ano.
            No entanto, a memória recente não lhe fugiu ainda.  Começou a pensar nas medidas dos primeiros dias do governador Sartori. Reajuste do próprio salário, do vice, dos secretários, dos deputados estaduais, do judiciário (Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública), justo aqueles que mais ganham. Questão de prioridade.
            E vendo a “choradeira” de Sartori sobre a falta de dinheiro, começou a dar-se conta da empulhação. “Para quem ganha mais tem dinheiro, para o resto um nariz de palhaço de presente”, exclamou.

            Não são apenas os olhos que são agredidos. Os ouvidos também. Ouve-se de vez em quando o mito do Rio Grande do Sul ser ainda o Estado mais “politizado” da nação. É de doer! Parabéns aos gaúchos e gaúchas, e em especial as professoras(os), por terem escolhido de novo o PMDB. Quem ensina deveria saber o que é aprendizado! Abram os braços, à moda Sartori, e fiquem esperando quatro anos! Será que dessa vez irão aprender?